Neste post mostraremos como o conhecimento e o mapeamento do fluxo documental pode nos ajudar em várias funções arquivísticas, inclusive na diplomática e na tipologia documental e para isso usaremos o software Bizage, que é utilizado mais pelos profissionais de administração no mapeamento de processo mas que tem grande serventia para os arquivístas.
Para exemplificarmos, usaremos o documento Carta Precatória, que faz parte dos processos de compra e venda de terrenos nos municípios Goianos antes da construção da capital federal. Processo esse que faz parte do projeto Documentos Goyaz, do Arquivo Público do Distrito Federal.
Essa classificação foi feita criando um contexto diferente do qual é proposto originalmente, suponhamos que esses documentos fazem parte do processo de compra do terreno que serviria para construir o congresso nacional e por isso está no arquivo central da instituição.
Senado Federal e Congresso Nacional - Classificação - 58.04.03.01 = Tipo Documental - referente à Alienação de bens imóveis. Carta referente à Alienação de Bem imóvel.
Senado Federal e Congresso Nacional - Classificação - 58.04.04.04 = Tipo Documental - referente ao controle de bens imóveis, avaliação e vistoria de bem imóvel.
Essa semana não vamos falar de documentos textuais, e sim de documentos que são de arquivo mas são imagéticos e audiovisuais, faremos a análise diplomática deles, são eles, a foto da Igreja de São Sebastião em Planaltina e um vídeo testemunho da missão Cruls.
Vamos ao que interessa...
Análise da fotografia da Igreja de São Sebastião - Planaltina - DF
Classificação: Não contém
Denominação: Foto de igreja anterior a construção de Brasília
Definição: Foto de construções tombadas
Gênero: Imagético
Suporte: Documento eletrônico
Formato: Digital
Forma: Original
Produtor/Titular: Ábaco arquitetura e design ambiental
Emissor: Ábaco arquitetura e design ambiental
Data tópica: Brasilia
Data de emissão: a partir de 2010
Função administrativa: Fotografia produzida para motivar pedido de tombamento histórico
Função arquivística: Registrar publicação no site
Contexto institucional/trâmite: Informar sobre relatório técnico que foi enviado ao IPHAN para motivar o pedido de tombamento do centro histórico de Planaltina feito pela associação dos amigos do centro histórico em nome da comunidade.
Ordenação da série: Ondem cronológica de publicações
Definição: Gravação em vídeo de testemunho sobre a missão Cruls
Gênero: Audiovisual
Suporte: Documento eletrônico
Formato: Digital
Forma: Original
Produtor/Titular: Jean Carvalho
Emissor: YouTube - Jean Carvalho
Data tópica: Goiás
Data de emissão: a partir de 2007
Função administrativa: Vídeo produzido para divulgar memória oral da missão
Função arquivística: Registrar a memória oral
Contexto institucional/trâmite: Registrar a memoria oral do neto de um dos participantes da missão Cruls, o comportamento dos estrangeiros na época da expedição
Ordenação da série: Ondem cronológica de publicações
Vigência administrativa: Permanente
Condições de acesso: Público
ELEMENTOS EXTERNOS
Conteúdo externo: Audiovisual
Linguagem: Informativa - Preservação de memória
Sinais especiais: Não contém
Selo: Não contém
Anotações: Informações do produtor nos perfis do YouTube
ELEMENTOS INTERNOS
Protocolo: Não contém
Conteúdo interno: Vídeo de homem de idade contando um fato sobre a missão Cruls
Escatocolo: Não contém
Então por enquanto é isso pessoal, espero que tenham gostado, essa atividade foi feita com base na monografia de graduação da Laila Di Pietro e da Nathália Carvalho
DI PIETRO, Laila. CARVALHO, Nathália. Organização de Documentos audiovisuais e imagéticos: ma abordagem em diplomática e tipologia documental. Monografia de graduação em Biblioteconomia. UnB. 2010.